Uma abdominoplastia tem duração aproximada entre 2 e 5 horas, dependendo da quantidade de tecido a ser removido e da combinação ou não do procedimento com outros , como a lipoaspiração.
A anestesia geral é utilizada em procedimentos mais complexos, quando combinados a outros procedimentos cirúrgicos, ou quando a quantidade de tecido a ser removida é grande. Em geral, a anestesia local com sedação atende ao paciente neste procedimento, propiciando o conforto e relaxamento necessários.
Sim, o dreno é necessário neste procedimento, e permanece por 3 a 10 dias no paciente, dependendo da quantidade de secreção drenada durante a recuperação.
O cirurgião plástico planejará que a cicatriz fique sob as roupas de banho. A cicatriz é horizontal, e localiza-se acima da região dos pelos pubianos. O comprimento da cicatriz pode depender do total de volume abdominal retirado na cirurgia.
Não é próprio considerar resultado definitivo antes de um ano meio. A abdominoplastia é um procedimento de recuperação lenta, que costuma apresentar melhoria definitiva após um ano e meio da cirurgia plástica. O paciente deve ter calma e manter seu médico sempre informado do seu quadro, realizando as revisões recomendadas com este. É normal que se apresentem períodos de inchaço nos meses iniciais de recuperação, podendo também o abdômen perder provisoriamente a sensibilidade.
O umbigo é mantido. Dependendo da totalidade de tecido da região abdominal que é retirado e esticado, o que pode ocorrer é um transplante da posição do umbigo, não perdendo-se a naturalidade do resultado.
Recomenda-se que este procedimento seja realizado por mulheres que já tenham todos os filhos programados. No entanto, a consulta ao médico ginecologista é importante para a avaliação específica do seu caso, para afirmar da conveniência ou não da gravidez. Em caso de gestação posterior, o controle de peso durante a mesma é importante para uma melhor preservação dos resultados.